Orientações aos Educadores.
Todo
aluno necessita de uma atenção especial do corpo docente e com o aluno
disléxico a atenção é dobrada. O professor pode auxiliar o seu aluno disléxico,
fazendo o uso de materiais concretos, como argila, uso de massa de modelar,
gravar as aulas (para que sejam escutadas quantas vezes for necessário).
O
educador que deseja auxiliar o disléxico, mediante a um diagnóstico
multidisciplinar, pode minimizar os problemas de linguagem. Sendo assim,
acredita-se que a melhor maneira de trabalhar com a dislexia em sala de aula é
desenvolver diferentes estratégias de ensino e aprendizagem. O professor deve
estimular o aluno a ler enquanto escreve algo, pois a assimilação é melhor
quando se vivencia concretamente, o disléxico não aprende pela repetição,
desenvolva novos métodos, pois ele cansa-se mais facilmente e desmotiva-se.
Segue abaixo link de um e-book da
Doutora em Educação Sheila de Quadros Uzêda falando sobre a educação Inclusiva
que é um livro que todos os educadores devem conhecer.
https://drive.google.com/file/d/1Ne37II3cJlIvyeECgEIQzBbpDtcq5ndI/view?usp=sharing
Créditos:
Imagem: Rafaela Fonseca Gontijo.
Referências:
LADEIRA, Marileide da Silva e CABANAS, Ana. Educador: A dislexia e o que fazer em Sala de Aula? Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2009/anais/arquivos/RE_0665_0419_01.pdf Acesso: 11/02/2021.
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